Erro de na instalação

Mensagem
Autor
NERI

Erro de na instalação

#1 Mensagem por NERI » 28 Out 2007, 22:42

Pessoal. Peço ajuda.

Instalei o moodle em servidor local, ou seja no meu PC, e tudo deu 100% certo. Mas na hora de instalar no servidor web, aparece esta mensagem:

O 'Diretório Data' indicado não foi encontrado e não foi possível criar um novo diretório. Corrija a indicação do percurso ou crie o diretório manualmente.

Endereço web

Diretório Moodle

Diretório Data

Criei o diretório moodledata, dentro do diretório "httpdocs" do meu site, mas não sei como indicar o caminho para que o moodle o reconheça. Se alguém tiver um tutorial bem explicado de como resolver isso, envie-me para rivaneri@correiovip.com.br - serei muitíssimo agradecido.

A todos vocês fiquem com a paz e a graça do Senhor Jesus Cristo.

Um abraço,

Rivaldo Neri.
Anexos
inst_moodle.gif
Mensagem de erro
inst_moodle.gif (50.97 KiB) Exibido 37548 vezes

Prof. Rivaldo Neri.

"Em CRISTO encontrei a verdadeira paz". (Leia João 14.27)

alex
Site Admin
Contato:

Re: Erro de na instalação

#2 Mensagem por alex » 28 Out 2007, 23:06

Neri, veja se voce descompactou todos os arquivos de instalação dentro da pasta htdocs ou a do seu servidor web. Esse endereco web que voce colocou existe e está apontado para este servidor?
Acho que voce descompactou os arquivos na pasta errada ou o seu servidor web não está ativo...

NERI

#3 Mensagem por NERI » 29 Out 2007, 06:50

Alex, muito obrigado pela sua colaboração. Na verdade, o que preciso saber é como colocar o caminho para que o moodle identifique este diretório. O domínio existe e está ativo, descompactei no lugar certo, no diretório central do site, que é "httpdocs. O problema maior é minha limitação em conhecer como funciona o moodle.
Se você puder me dar uma orientação mais completa, serei muito grato.

Fique com a paz e a graça do Senhor Jesus Cristo.

Um abraço,
Rivaldo.

Prof. Rivaldo Neri.

alex
Site Admin
Contato:

#4 Mensagem por alex » 29 Out 2007, 08:49

Oi Rivaldo. Você precisa saber qual pasta corresponde à raiz do seu servidor web. Dentro dela crie uma pasta moodle por exemplo e descompacte todos os arquivos de instalação para dentro dele. Isso acho que voce fez certo, porém na primeira tela de instalação (http://www.seudominio.com.br/moodle/install.php por exemplo), voce informou o essa pasta de instalação errada. Dependendo do servidor web, o nome e caminho dessa pasta é um ou outro. Normalmente, quando voce inicia a instalação, nessa tela que voce informou, o moodle já preenche esse campo "diretório data" automaticamente, com o valor correto. Veja aí e retorne.
Se não der certo, podemos fazer um teste com outro programa de servidor web. Eu uso no meu computador pessoal, para testes, o servidor Vertrigo. É um programa que instala servidor web com php, mysql, etc..., tudo muito fácil e simples, sem ter que configurar nada.

Abraços,
Alex

NERI

#5 Mensagem por NERI » 29 Out 2007, 18:29

Alex, mais uma vez, obrigado pela atenção.
Analise os procedimentos que tomei para a instalação:
1. Criei um diretório "MOODLE" no diretório central do meu site, no caso, o "httpdocs";
2. Informei no navegador o endereço de meu site mais /moodle/index.php - fiz também com /moodle/install.php
Em ambos os casos, a página de instalação abre e quando prossigo na instalação, aparece a mensagem de erro: O 'Diretório Data' indicado não foi encontrado e não foi possível criar um novo diretório. Corrija a indicação do percurso ou crie o diretório manualmente.

O endereço que o instalador apresenta é este: C:\Inetpub\vhosts\rncursos.com/moodledata

A questão a ser resolvida é como indicar o endereço correto manualmente. O diretório existe. A não ser que eu tenha que criar o diretório em outro lugar e não dentro do diretório central. Caso eu tenha que criar o diretório noutro lugar, realmente não sei como fazer.

Com relação a um servidor local, ou seja, para testar o moodle em meu computador, eu instalei o Apache, PHP e Mysql e conseguir fazer a instalação e, por sinal, já fiz bastantes testes. Agora, o meu objetivo é disponibilizar os meus cursos na Internet.

Mais uma vez, muitíssimo obrigado pela atenção e desfrute da graça e paz do Senhor Jesus Cristo.

Um abraço,

Rivaldo.

Prof. Rivaldo Neri.

alex
Site Admin
Contato:

#6 Mensagem por alex » 29 Out 2007, 20:12

Neri, confirme o endereço da pasta que tem os arquivos do moodle. Vi que voce informou o endereço com uma barra trocada.

Voce informou: C:\Inetpub\vhosts\rncursos.com/moodledata
Mas o certo é: C:\Inetpub\vhosts\rncursos.com\moodledata

Mesmo assim acho que tem coisa errada, pois voce criou uma pasta moodle e não informou essa pasta no caminho acima. O correto seria algo como:

c:\inetpub\httpdocs\moodle, ou seja, o endereço real dos arquivos aí no seu site. Para não ter erro de digitar algo errado, vá até essa pasta pelo explorer e no caminho, copie e cole na página de instalação do moodle. Não tem erro.

Por sinal estou reinstalando o meu aqui. Resolvi apagar tudo e começar do zero, uma vez que não tenho ainda cursos em operação. Estou começando no moodle há pouco tempo. Por isso criei este fórum, para me ajudar a entender mais dele, e por consequência, poder ser útil a mais pessoas :)

Veja se consegue aí e vai postando.
Abraços

NERI

#7 Mensagem por NERI » 29 Out 2007, 20:38

Alex, você tem sido bastante atencioso. Muito obrigado.
Fiz a alteração na barra, mas não resolveu. Farei o seguinte:
deletarei toda a pasta MOODLE que está no servidor. Depois transferirei novamente para ver se o problema é algum arquivo faltando ou corrompido. Estava hesitando em fazer isso, porque gastei mais de 10 horas para transferência da pasta moodle para o meu servidor. Todavia, terei que fazer novamente, ou então trocar de servidor.
Minha hesitação em fazer a transferência é que, às vezes, a conexão cai e é um problema, mas já que tem que ser feito, irei à luta. De uma coisa tenho certeza: Não desistirei.

Mais uma vez, muito obrigado.
Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo estejam com você.

Um abraço,
Rivaldo.

Prof. Rivaldo Neri.

alex
Site Admin
Contato:

#8 Mensagem por alex » 29 Out 2007, 20:41

Este servidor não está aí no seu computador? Então é isso, você está informando o caminho errado.
Entre no programa de ftp que voce usou, posicione na pasta principal do moodle e veja este caminho. É esse o caminho que você deve usar, o caminho absoluto. Ex:

/usr/local/apache/htdocs/moodle

Veja se dá certo.

NERI

#9 Mensagem por NERI » 29 Out 2007, 21:09

Realmente, a tarefa é mais difícil do que eu imaginava. Usei o endereço do ftp, mais nada. Conforme já afirmei, não desistirei.

Mais uma vez, valeu pela dica.

Prof. Rivaldo Neri.

alex
Site Admin
Contato:

#10 Mensagem por alex » 29 Out 2007, 21:19

Neri, acabei de reproduzir seu erro quando comecei a reinstalação aqui. É super simples de resolver. Dentro da pasta principal do Moodle, crie uma pasta vazia chamada moodledata e dê a ela permissão 777. Não sei porquê, quando se descompacta os arquivos, não é criada essa pasta. Bobeira deles, não custava nada. Só isso e com next pude ir adiante.
Veja aí.

NERI

#11 Mensagem por NERI » 29 Out 2007, 21:24

Alex, por incrível que pareça, eu havia acabado de criar esta pasta moodledata dentro da pasta central do moodle. Vou testar agora, mas o que é isso: permissão 777?

Prof. Rivaldo Neri.

alex
Site Admin
Contato:

#12 Mensagem por alex » 29 Out 2007, 21:25

É uma alteração de privilégios de gravação dentro dela. Tente prosseguir a instalação. Se ele reclamar dessa pasta, retorne aqui.

alex
Site Admin
Contato:

#13 Mensagem por alex » 29 Out 2007, 21:29

Estou instalando o meu site do zero. Você pode acompanhar: http://www.cursosemcasa.com.br

NERI

#14 Mensagem por NERI » 29 Out 2007, 21:40

O seu site está funcionando legal. No meu caso, não deu certo esta última tentativa. Talvez não seja porque o servidor no qual está hospedado esteja na plataforma windows, ou será que tem alguma coisa haver com o Apache instalado em meu PC?

Prof. Rivaldo Neri.

alex
Site Admin
Contato:

#15 Mensagem por alex » 29 Out 2007, 21:54

Não, a instalação do apache no seu computador não interfere. O provedor pode ter windows ou linux, tanto faz. Falta pouco para você conseguir aí. Me passe o endereço do site que posso tentar fazer daqui.

NERI

#16 Mensagem por NERI » 29 Out 2007, 22:06

Ok, para acessar a pasta de instalação:
http://www.rncursos.com/moodle

Prof. Rivaldo Neri.

alex
Site Admin
Contato:

#17 Mensagem por alex » 29 Out 2007, 22:09

Vi lá. Tudo indica que o caminho dos arquivos de instalação estão errados. Você mata este problema ligando no provedor e pedindo pra eles te falarem. Provavelmente não deve começar por c:\inetpub.
Considere trocar de provedor também. Hoje em dia pouca gente usa provedor com windows em função de vários problemas...

NERI

#18 Mensagem por NERI » 29 Out 2007, 22:20

Valeu, Alex. Provalvelmente, mudarei de provedor. Já mantive vários contatos com eles na instalação do Moodle, mas eles, embora sendo super atenciosos, não conseguem resolver o meu problema. O que me fez ficar com eles é o valor da hospedagem e o registro de domínio grátis. Porém, o barato saiu caro. De qualquer forma foi muito proveitoso para mim manter esse contato com você. Quando conseguir instalar o Moodle, informar-lhe-ei.

Mais uma vez, muito obrigado e tenha uma boa noite.

Um abraço,
Rivaldo.

Prof. Rivaldo Neri.

alex
Site Admin
Contato:

#19 Mensagem por alex » 29 Out 2007, 22:23

O meu é o http://www.pair.com mas já tive contrato com a locaweb.com.br, também bem interessantes. Localmente você consegue instalar? Pode ser uma boa forma de você ir pegando prática na configuração e ajustes, até por ser bem mais rápido pelo fato de ser local.
Abraços,

NERI

#20 Mensagem por NERI » 31 Out 2007, 06:46

Alex, consegui avançar na instalação localizei o diretório data e conectar ao banco Mysql. No entanto, no processo de instalação apareceu esta mensagem: CGI Error The specified CGI application misbehaved by not returning a complete set of HTTP headers.
Você poderia me ajudar nesse sentido?

Um abraço,
Rivaldo.

Prof. Rivaldo Neri.

alex
Site Admin
Contato:

#21 Mensagem por alex » 31 Out 2007, 08:44

Aí eu acho que é algum recurso no provedor que precisa e não tem. Se puder, instale o moodle localmente no seu computador para fazer os testes e simulações. Uma vez funcionando, repita a mesma operação no provedor. Eu não gosto de provedor com windows. Considere o http://www.locaweb.com.br

Abraços

Giuseppe

#22 Mensagem por Giuseppe » 01 Nov 2007, 09:24

Alex e Neri,
Antes de mais nada, parabéns pela iniciativa e torço para que seja um sucesso. Precisamos, e muito, destas iniciativas.
Desculpem a minha intromissão, até porque diante da experiencia do Alex eu sou recem nascido.
O motivo é que para conseguir uma instalação funcional (a principio) percorri vários tipos de hospedagens e serviços de web host. As conclusões a que cheguei são:
Servidores Windows (com suporte a PHP e MySQL) administrados pelo Plesk: funcionam mal e são passíveis de vários erros, pois não permitem a configuração adequada ao Moodle.
Servidores Windows IIS6 (com suporte a PHP e MySQL) nem se arrisque, é perda de tempo.
Servidores Linux: é o ideal !
Quanto a recursos oferecidos pelos web host, recomendo aqueles que permitem fazer upload do arquivo zipo e descompactá-lo no site (geralmente é um sistema de gerenciamento de arquivos). Assim mesmo, confira se todos os arquivos estão lá.
Sem querer fazer propaganda, mas apenas relatar experiências, apesar de estar em plena crise, do que chamo de "sindrome do lider de mercado" a Locaweb ainda é uma das melhores alternativas. O ponto mais positivo é que a Ombudsman deles funciona. Minha fama lá é de cri-cri, chato e outras coisinhas mais.
Alex, se este comentário está em lugar errado ou é inconveniente, fique a vontade em retirá-lo, sem nenhum melindre.

Fale-me de qualquer coisa, menos que ele não sabia, que a HP presta e que a NET (tv cabo) é confiável. Já passei da idade de contos de fadas.
Marketing é meu negócio, programação em ASP meu hoby e PHP é o desafio.

Responder